top of page

 

Historial

A APAM é uma associação de natureza cultural, actualmente dotada do Estatuto de Utilidade Pública, tendo como principal objectivo estatutário "o estudo e a prática das Artes Marciais Orientais, no intuito de promover a formação dos seus associados no equilíbrio físico e mental".
Criada por escritura pública em 3 de Abril de 1980, a sua origem remonta a 1974, ano em que os sócios fundadores iniciaram o ensino e a prática do Karate na AAE.

Em 1976, após vicissitudes várias e fruto da abnegada dedicação dos já então muitos dos seus praticantes, a APAM passou a dispor de instalações na Rua 16 em Espinho, onde actualmente se encontra sediada, tendo então passado a enquadrar um moderno complexo de Ginásio, Sauna, Massagem e outras actividades físicas, ao tempo, e já lá vão quase trinta anos, exemplar no panorama nacional.

Em 1989, quinze anos após o início da sua actividade, a APAM inaugurou o 2º Centro, na Av. 24, o que lhe permitiu quase duplicar a capacidade de intervenção no domínio da actividade física no concelho.

Para além das Artes Marciais Viet-Vo-Dao e Defesa Pessoal, a APAM promove também todo um vasto conjunto de outras actividades físicas, tais como: Ginástica de Manutenção, Ginástica Infantil, Aeróbica, Dança, CardioFitness, Musculação, Sauna, Massagem, Fisioterapia, FutSal, Surf, Body-Board, Montanhismo, etc.

Actualmente possui cerca de 400 associados distribuídos pelas diversas actividades e nos mais variados escalões etários e quadrantes socioculturais.

Desde a sua fundação a APAM, através dos seus dirigentes, promoveu a implantação do seu objecto social em outros concelhos limítrofes, caso de Paços de Brandão, Sta. Maria da Feira e S. João da Madeira, locais onde começou por criar filiais e mais recentemente, fruto do sucesso registado, incentivou a sua autonomização e a constituição de novas associações dotadas de estatuto próprio.
Ainda fruto do dinamismo e valia dos seus associados e dirigentes, a APAM sempre liderou os movimentos associativos das Artes Marciais, o que lhe permitiu conquistar grande prestígio e consequente posicionamento de topo nas mais diversas instituições nacionais e internacionais.

Mas é em Espinho que a pujança da missão da APAM mais se tem feito sentir. Desde a sua origem em 74, a associação tem sabido construir uma imagem de seriedade e qualidade, recusando o crescimento fácil, exigente com os seus agentes de ensino, não só na sua componente técnica mas também humana, fiel ao seu objectivo primordial: " a formação do homem verdadeiro em toda a sua dimensão ".
Ninguém certamente negará à APAM o mérito de ter contribuído activamente e pela positiva para a formação de largas centenas de homens e mulheres, ontem crianças, hoje adultos, que ao longo dos últimos 30 anos nela têm confiado.

bottom of page